quinta-feira, 18 de abril de 2013

QUEM É O DIABO? E COMO VENCÊ-LO?



 Quem é o Diabo? E como vencê-lo?

A maior necessidade que temos em um combate é de conhecer o nosso inimigo e as suas armas.

Não podemos entrar em uma guerra as cegas, precisamos saber contra quem e contra o que estamos lutando.

Quando nos propusemos a ingressar no exercito de Cristo nós ganhamos um terrível inimigo. Este inimigo já investia contra nós anteriormente, no entanto não havíamos descoberto tal coisa pois éramos escravos dele e lhe fazíamos todas as vontades.

Todavia quando fomos resgatados de nossas vãs maneiras de viver (1 Pedro1-18) e tivemos nossas mentes transformadas pela mente de Cristo, nos desprendemos das amarras do Diabo e ganhamos com isso a liberdade plena (Romanos 12:1 e 2)

Mas mesmo com todas as oportunidades que temos e a liberdade e certeza que somos mais do que vencedores em Cristo Jesus é perceptível que falta a muitos um esclarecimento melhor e um maior conhecimento sobre o mundo espiritual e mais necessariamente sobre nosso principal inimigo o Diabo.

 Neste artigo iremos estudar resumidamente sobre a pessoa do Diabo e entender como ele atua, quais são suas armas, artifícios e também como vencê-lo.

Quem é o Diabo? 

A Bíblia faz menções ao Diabo em vários textos tanto do novo como do antigo testamento, mencionaremos os principais versículos que contam possivelmente o inicio de sua historia:

Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo levado serás ao Seol, ao mais profundo do abismo. ( Isaías 14:12-15)

Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a coralina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Eu te coloquei como querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade. Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem. Pela multidão das tuas iniqüidades, na injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, à vista de todos os que te contemplavam. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; chegaste a um fim horrível, e não mais existirás, por todo o sempre.( Ezequiel 28:13-19)

Os textos bíblicos que mencionamos tratam da rebelião causada por Satanás que teria arrastado a terça parte dos anjos do céu e tornado o querubim belo e poderoso em um ser desprezível e repugnante aos olhos de Deus.

Neste artigo não nos propomos a discutir mais profundamente a origem do Diabo nem mesmo sua personalidade, mas queremos nos ater as suas ações, poder, métodos de batalha e suas principais armas.

O Diabo é o inimigo ou adversário de Deus?

Muitos ao pregarem sobre o Diabo ou mesmo ao explanarem sua historia e figura, costumam afirmar que ele é o inimigo ou adversário de Deus. Que nós compramos uma briga antiga entre o bem e o mal. 

No entanto isto não é verdade. O diabo não é o inimigo de Deus, pois se admitirmos que ele é adversário de Deus então estaríamos afirmando que ele é igual a Deus ou se compara a Ele lhe oferecendo grande ameaça.Ainda que o Diabo se oponha a Deus não lhe representa ameaça.

Para entendermos mais sobre o Diabo precisamos entender que ele é nosso inimigo e não inimigo de Deus, pois Deus não tem semelhante ou opositores. 

Se Deus desejasse destruiria o Diabo o inferno e todas as potestades e principados apenas com o sopro de sua boca. 

Assim Jesus fará durante a batalha final quando destruirá a antiga serpente e seus aliados com o sopro de sua boca.

E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;( 2 Tessalonicenses 2:8)

Por que o Diabo nos odeia tanto?

O principal problema e contenda do Diabo não é com Deus e sim conosco, ele é nosso adversário, nosso inimigo em particular.

Mas porque somos odiados pelo Diabo?

Somos odiados pelo simples fato de sermos tudo que Satanás gostaria de ser. A intenção primordial dele era ser igual a Deus, ou semelhante, ter o domínio do reino, assentar-se no trono e ainda possivelmente ser maior ou superior.

No entanto Deus puniu o Diabo por causa deste desejo e logo em seguida criou um ser semelhante a si em muitos aspectos. Deus criou o homem a sua imagem e semelhança(Genesis 5:2)

Logo somos odiados por Satanás, pois aquilo que Deus lhe negou ofereceu a nós. Ele nos deu o reino, a eternidade com Ele, o assentar-se juntamente com Ele em seu trono e o poder de reinar sobre todas as coisas.

O Diabo por sua vez pretende frustrar todas as promessas e heranças que recebemos de nosso Pai celestial. Quer nos tirar o reino, a eternidade ao lado de Deus e tudo quanto mais nos foi prometido.

O simples fato de nós existirmos já provoca ira e vergonha ao Diabo.

Quais são as armas do Diabo?

A principal e mais mortal arma do Diabo é a ”PROPAGANDA ENGANOSA!”

Não se engane! Esta é a mais terrível artimanha de Satanás. Ele sempre vai tentar aparentar ser o que não é! 

Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; (1 Pedro 5:8)

O inimigo tentará nos mostrar as situações e problemas da nossa vida das formas mais ameaçadoras possíveis. Como um leão ele irá rugir bem alto para que sequer tenhamos força para lutar. O que ele almeja é que nem mesmo ousemos nos levantar para a guerra.

Quando o gigante lutou com Davi ele parecia muito ameaçador, proferiu blasfêmias e fez ameaças. Todo o exercito de Israel estava tremendo de medo e ninguém tinha coragem de se mostrar para o combate.

O gigante lhes mostrava sua armadura sua altura, sua lança enorme e seus anos de experiência em combate.

Lembremos disso! O Diabo vai tentar se mostrar grande e nos dizer que somos pequenos, mas Davi só precisou de uma pedra e todo aquele barulho cessou e a propaganda enganosa de Satanás caiu por terra no nome do Senhor dos Exércitos.

Enquanto Saul estava aterrorizado Davi zombava da ousadia daquele gigante, pois sabia que maior era o seu Deus e que tudo aquilo não passava de uma propaganda enganosa!

Também em relação ao pecado e todas as tentações o inimigo sempre nos mostrará tais coisas como as mais atraentes. Tentará nos convencer de que precisamos satisfazer nossos desejos.

Já no inicio quando Satanás tentou Eva ele mostrou aquele fruto em questão como sendo o mais saboroso do jardim, de maneira que a mulher sentia uma grande necessidade de comê-lo mesmo existindo inúmeros outros frutos igualmente gostosos e vistosos, mesmo sabendo que morreria e desobedeceria ao seu criador. A propaganda foi tão convincente que ela se dispôs a desistir de tudo por um prazer momentâneo.

O poder da propaganda enganosa nos faz acreditar que precisamos de coisas das quais não temos a menor necessidade. Sentimos um falso vazio que supostamente só será saciado quando cedermos às tentações. No entanto quando cedemos percebemos que aquelas promessas de satisfação plena eram apenas ilusão, era engano, somente propaganda.

De onde vem o poder do Diabo?

As vezes pregadores pintam o Diabo como um ser tremendamente poderoso, mas devemos lembrar que Deus é incomparável e se Ele está do nosso lado todo e qualquer poder quando comparado a Ele é insignificante.

Também precisamos entender que basicamente todo o poder do Diabo vem da nossa permissão. Quando permitimos que ele lute contra nós. Se, todavia não permitirmos o inimigo fica praticamente impotente contra nós. 

Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. (Tiago 4:7)

Não estamos afirmando que devemos subestimar o Diabo, pois mesmo um inimigo vencido ainda é um inimigo a ser respeitado.  

Quando mais jovem eu trabalhei em uma lanchonete durante o período da madrugada. Um dia depois de pregar uma mensagem onde praticamente ridicularizei o poder do Diabo, estava conversando com meu companheiro de trabalho. Nós riamos e falávamos de assuntos corriqueiros quando de repente este amigo se transfigurou na minha frente, pegou-me pelo colarinho e disse que eu não sabia com quem estava lidando. Que ele já havia destruído reinos sozinho e que eu não era melhor do que muitos que ele tinha destruído e que não mais o afrontasse ou o desafiasse. 

Entendi que se tratava de um demônio e ao repreender aquele espírito imundo em nome de Jesus o rapaz simplesmente continuou a conversa anterior sorridente como se nada tivesse ocorrido.

Este episódio ensinou-me a não subestimar meu adversário e também entendi que ele está atento a todos os nossos movimentos e palavras.

Mas o que quero dizer é que não devemos temê-lo. Respeitá-lo certamente! Mas somos nós quem já vencemos esta guerra em Cristo Jesus!

Logo precisamos entender que ele age naquilo que permitimos. Principalmente em nossas fraquezas.

O Diabo nos vence quando nos tenta em nossos próprios desejos e concupiscências. Resumindo. Ele só entra quando nós lhe abrimos a porta. É daí que vem seu poder! 

O próprio Jesus foi tentado no deserto através de suas necessidades e possíveis fragilidades (Lucas 4.1-13)

Como vencê-lo?

Poderíamos mencionar varias táticas ou formas para se vencer ao Diabo já outrora indicadas na própria Palavra de Deus, oração, jejum, fé, palavra, louvor. No entanto gostaria de centralizar esta conclusão em apenas três pontos:

Certeza de salvação:

O Diabo na maioria das vezes usa as mesmas técnicas. Ele irá tentar nos fazer cair na pratica do pecado e depois nos fará ver o perdão como algo muito distante e difícil. Mas devemos crer em um Evangelho que nos justifica pelo sangue de Jesus não importa o que aconteça.

Precisamos entender que mediante o sangue do cordeiro o Diabo já foi derrotado.

Quando o reformador Martinho Lutero recebeu em seu quarto a visita do Diabo, segundo as suas narrativas ele trouxe consigo uma lista imensa de pecados até mesmo recentes e lhe apresentou aquela lista como argumento pelo qual Lutero não poderia entrar no céu.

O reformador afirmou que um item faltava ao final daquela lista e ao ser perguntado respondeu ao seu acusador: “Falta lhe acrescentar no final a frase: O sangue de Jesus Cristo me lavou de todos os pecados!” e frustrado o acusador desistiu!


Por mais que não nos apercebamos todas as batalhas ocorrem em um âmbito de fé. A fé é a única coisa que nos defende das astutas ciladas do Diabo conforme nos diz a Palavra ela é nosso escudo. Quando perdemos a fé estamos completamente indefesos, não importa qual arma ainda tenhamos.

"Tomando sobre tudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno".(Efésios 6:16)

O escudo da fé não é algo que vestimos, mas que empunhamos para nos proteger contra os ataques do inimigo 

“E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. I João 5:4.

A fé é nossa arma de defesa. É importante lembrar que fé não é sentimento e sim decisão! Ainda quando não vemos saída ou encontramos resposta a fé nos garante que estamos seguros e protegidos. Ainda que estejamos nos sentindo fracos e derrotados a fé diz que Deus está lá e que somos mais que vencedores!
Estar próximo de Deus

E por fim o ultimo conselho no qual devemos nos agarrar com todas as nossas forças.

Estar perto de Deus é o segredo para qualquer vitoria. Não se engane você não poderá vencer o inimigo se estiver distante do Senhor. Ainda que possua as melhores armas ou tenha as melhores táticas e conheça tudo que precisa conhecer sobre seu inimigo. A grande verdade é que sem Jesus nós nada podemos fazer

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.(João 15:5)

Até mesmo os mais eloqüentes e fortes lideres caíram quando confiaram em seus conhecimentos ou experiências, mas aqueles que se esconderam sob as asas do Senhor permaneceram vitoriosos.

Quando estamos perto é fácil orar, crer, jejuar, ler as Escrituras, sentir-se tocado. Mas quando nos distanciamos as atmosferas mundanas influenciadas pelo maligno são acentuadas e nossa mente começa a vagar por recantos imundos a procura de prazer e satsifação. Quando estamos perto a doce presença de Cristo nos completa e não sentimos necessidade de coisa alguma.

O Senhor está convosco enquanto vós estais com Ele e, se o buscardes o achareis: porem se o deixardes vos deixara. (2 Crônicas 15: 2)

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. (Tiago 4-8 A)

Um comentário: